Ir à Veneza e não fazer o passeio de gôndola é como se não tivesse ido. O gondoleiro dando informações sobre a cidade, navegando por canais estreitos, passando pelas casas de arquitetura singular com flores na fachada, tudo em harmonia e dando o charme dessa cidade única.
3º dia: Grande Canal e passeio de gôndola em Veneza
Começamos o dia pegando o vaporetto, que fez o trajeto pelo lado do Porto, para irmos até a Piazza San Marco. Mais um dia lindo de sol nesse lugar maravilhoso. Passamos pelo Porto e pela parte residencial de Veneza. Antes de chegarmos ao nosso destino, descemos para conhecer a Igreja de San Giorgio Maggiore, que fica na ilha de mesmo nome e em frente à Piazza de San Marco, e de onde desfrutamos de uma bela vista panorâmica de Veneza.
Basílica de Santa Maria della Salute
Após a visita, pegamos o vaporetto novamente e fomos visitar a Basílica de Santa Maria della Salute, com sua imponente arquitetura que se destaca às margens do Grande Canal. Um detalhe bem interessante foi que ao lado da basílica tinham algumas casinhas que combinavam harmoniosamente o verde da vegetação com o marrom dos tijolinhos, num visual bem bucólico. Continuando deste lado do canal, fomos em direção à uma bela mansão onde fica a Coleção Peggy Guggenheim. Lembro da quantidade de magnatas saindo enquanto passávamos em frente ao local. Em seguida, passamos pela Galleria dell’Accademia, que é a Academia de Belas Artes de Veneza. Esta galeria tem uma bela arquitetura mas estava um pouco escondida entre obras e tapumes, e por isso resolvemos não entrar.
Ponte dell’Accademia
Atravessamos o Grande Canal pela Ponte dell’Accademia e logo chegamos no Campo Santo Stefano, um praça com um aspecto bem medieval e onde encontra-se uma igreja de estilo gótico de mesmo nome. Em seguida, passamos pelo Museo dellla Musica, onde muitos instrumentos, principalmente de corda como violinos e violoncelos, estavam expostos num ambiente muito agradável e musical. A amostra em exibição era “Vivaldi em seu tempo”.
Piazza San Marco
Depois de mais de duas horas entre barcos e caminhada, chegamos na Piazza San Marco. Ficamos ali por algum tempo tirando fotos enquanto a Juliana corria atrás dos pombos na praça. Antes de almoçarmos, ainda fomos conhecer o Palazzo Contarini del Bovolo, com sua famosa escadaria em caracol no exterior, e onde encontramos com uma expedição da Disney encenando as aventuras de Marco Polo, que foi um mercador, embaixador e explorador nascido em Veneza na Idade Média. Aproveitamos a ocasião e ficamos sentados escutando a história contada pelo guia que estava vestido de Marco Polo.
Passeio de Gôndola
Pegamos mais uma vez o vaporetto em direção à Ponte Rialto. Depois disso, fomos fazer nosso passeio de gôndola, porque ir à Veneza e não fazer o passeio de gôndola, não vale !!! É realmente uma coisa de turista, mas a visão de Veneza vista da gôndola é especial. O gondoleiro vai dando informações sobre a cidade, eles conversam entre si, coisas de Veneza !!! Entramos por canais mais estreitos com aquele charme da cidade. Passamos pela Casa de Marco Polo e por uma igreja que foi construída com os restos da Basílica de San Marco. Nos pequenos canais, o charme das casas descascadas, com flores na fachada, as cores, os sons, muito Veneza !!! E foi o último passeio na cidade antes de retornamos para o hotel de vaporetto.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Passeio de Gôndola
Preço: € 35 euros (por pessoa) - Palazzo Ducale/Museu Correr
Ingresso: € 16 euros
Informações
- Veneza é uma cidade linda e diferente, caminhe por suas ruas estreitas e, é claro, faça um passeio de gôndola.
- O Vaporetto é uma embarcação típica de Veneza usada como meio de transporte público nos canais da cidade.
- A Ponte Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal.
- Peggy Guggenheim foi uma colecionadora de obras de importantes artistas contemporâneos, como Picasso, entre outros.
- A Basílica de Santa Maria della Salute foi construída como devoção dos habitantes venezianos por causa da peste que dizimou a população em 1630.