Neste passeio, seguimos até Piaçabuçu, de onde saímos em um agradável passeio de barco, navegando até a Foz do Rio São Francisco, o rio da integração nacional, onde assistimos ao magnífico encontro do rio com o mar, bem na divisa dos Estados de Alagoas e Sergipe.
5º dia: Foz do Rio São Francisco
No passeio mais longo que fizemos em Alagoas, fomos para Piaçabuçu com destino à foz do Rio São Francisco. A primeira parada deste passeio foi na praia de Jacarecica do Sul. Chegando em Piaçabuçu, pegamos um barco que nos levou até a Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu. O barco parou no meio do “Velho Chico” para darmos um mergulho refrescante, onde de um lado estava Alagoas e do outro Sergipe. Chegando na APA, caminhamos no meio de coqueiros anões e ficamos observando o encontro das águas do “Velho Chico” com o mar. Neste passeio tivemos a oportunidade de conhecer a força do único rio inteiramente brasileiro. Sentimos toda a grandeza da importância que suas águas tem para o povo do nordeste, sendo uma fonte de vida e riqueza para vários municípios. Ao retornarmos do passeio, visitamos a praça central de Piaçabuçu e a Igreja Matriz.



Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Foz do Rio São Francisco
Preço: R$ 40,00 (valor de agosto/2001)
No valor acima estava incluso apenas o transporte entre o hotel e Piaçabuçu.
Informações
- Não deixe de ir à Foz do Rio São Francisco.
- Saudades desta viagem vieram à tona ao ver uma cena do filme “Deus é Brasileiro” em que mulheres lavavam suas roupas nas escadas às margens do Rio São Francisco, em Piaçabuçu.
- Piaçabuçu situa-se entre o Oceano Atlântico e o Rio São Francisco e é conhecida como a “Capital Alagoana das Palmeiras”.
- O Velho Chico é fonte de vida e riqueza para vários municípios onde percorre. Sua nascente é na Serra da Canastra, no município de São Roque, no estado de Minas Gerais. O percurso do Rio São Francisco corta o estado da Bahia de norte a sul, fornece água para irrigar parte do estado de Pernambuco e luz para iluminar quase todo o nordeste e, por fim, deságua no mar, na divisa entre Sergipe e Alagoas, numa extensão de aproximadamente 3.000 km. (Referência: Wikipédia)