O Forte da Ponta do Facho foi palco de inúmeras batalhas e conflitos no século XVIII, mas atualmente é mais conhecido pela bela visão que proporciona do pôr do sol.
4º dia: Farol e Forte de Morro de São Paulo
No nosso último dia em Morro, resolvemos fazer uma caminhada até Farol. Depois do café da manhã, saímos da pousada, atravessamos as praias, até chegarmos ao início da trilha.
A trilha até o Farol é rápida e leve, apesar da subida, e é percorrida em aproximadamente 10 minutos. Do seu mirante podemos visualizar a vila, suas ruelas e suas praias de águas cristalinas. Este é o mais belo cartão postal de Morro de São Paulo.
No retorno da caminhada ao Farol, aproveitamos para tirar algumas fotos e também para entrar na Igreja Nossa Senhora da Luz, que nunca tínhamos visto aberta.
Ao descermos na praia, paramos no restaurante Sambass, na Segunda Praia, para aproveitarmos o dia ensolarado e depois almoçarmos. Os petiscos e cervejinha do lugar estavam deliciosos.
Forte da Ponta do Facho
Após aproveitarmos a praia, voltamos para a pousada e depois fomos ver o pôr do sol no Forte da Ponta do Facho. Atravessamos as praias, a vila até chegarmos no Forte. O pôr do sol é belíssimo e o ambiente é de muita paz e tranquilidade.
Pôr do Sol no Forte da Ponta do Facho
Na nossa última noite em Morro de São Paulo, caminhamos até a Praça Principal e jantamos no restaurante O Casarão, lugar descontraído com música ao vivo e terraço panorâmico.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- O Farol do Morro de São Paulo começou a ser construído em 1848, porém seu término foi apenas no ano 1855. Nesta época era o mais moderno do litoral do Brasil.
- A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, atualmente conhecida como O Forte pelos moradores e visitantes, nos remete ao século XVII onde foi palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos.