No último dia fizemos um passeio de escuna à Fortaleza de Santa Cruz, situado na Ilha de Anhatomirim. Esta foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha e que se tornou patrimônio histórico.
5º dia: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, ou simplesmente Fortaleza de Anhatomirim, ergue-se na ilha de Anhatomirim (“ilha pequena do diabo” em língua tupi). Maior e mais monumental complexo da arquitetura colonial portuguesa existente no sul do país, o conjunto ocupa uma área de 2.678 m².
A Fortaleza de Anhatomirim foi o vértice inicial do triângulo defensivo da barra da baía norte da ilha. O triângulo também era integrado pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa e pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, iniciadas em 1740. Esse sistema defensivo foi completado pela Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, na barra da baía sul, iniciada em 1742. Juntas, tinham a função de proteger a ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul do Brasil. Mas principalmente atuando como base estratégica para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Não deixar de comer uma sequência de camarão (frito, cozido, empanado, no bafo, ao alho e óleo, …) na Barra da Lagoa.
- As praias mais movimentadas são a da Joaquina e a Mole.
- Durante os dias que passamos em Florianópolis alugamos um carro e percorremos a Ilha de norte a sul para conhecer e aproveitar suas belas praias.
Praias do Leste: Barra da Lagoa, Joaquina, Mole e Galheta; Lagoa da Conceição
Praias do Norte: Canasvieiras, Ingleses, Jurerê (Jurerê Internacional), Praia Brava, Ponta das Canas e Santinho
Praias do Sul: Campeche, Ribeirão da Ilha, Armação, Matadeiro, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Solidão e Naufragados