A El Ateneo Grand Esplendid é a livraria mais bonita da cidade e funciona no prédio onde um dia funcionou o Teatro Grand Splendid, palco de grandes nomes da cultura argentina.
El Ateneo Grand Splendid e Puerto Madero
Este dia começou com um voo de Salta para Buenos Aires. Logo após deixarmos as malas do hotel, saímos para caminhar por Buenos Aires. Nosso hotel era próximo da Plaza del Congreso, sendo assim, atravessamos a praça até a Calle Callao. Seguimos por quase 4 km até chegarmos na Calle Santa Fé para conhecermos a atração do dia.
El Ateneo Grand Esplendid
Como era o desejo da Bete, fomos conhecer a El Ateneo Grand Esplendid. A El Ateneo é uma das cadeias de livrarias mais tradicionais de Buenos Aires. Esta filial, localizada no bairro da Recoleta, funciona no prédio onde um dia funcionou o Teatro Grand Splendid, palco de grandes nomes da cultura argentina como Carlos Gardel e Roberto Firpo.
Atualmente, é a livraria mais bonita da cidade, com lugares para leitura, um bar e café e um espaço para livros infantis. Nela foram mantidas, além do esplendor do teatro, a cúpula pintada, as varandas originais, a ornamentação intacta e até as cortinas de veludo.
No palco do antigo teatro, agora funciona uma cafateria que oferece, além de um menu executivo, diversas opções de salgados e doces. Sentamos ali para conhecer a gastronomia do lugar e aproveitamos para contemplar a beleza do lugar.
Depois do rápido lanche, fomos caminhar pelos andares superiores da livraria. Sem perder o esplendor do teatro, os camarotes agora servem de espaços para leituras, onde as poltronas do teatro deram lugar às estantes. No subsolo, fica a seção de literatura infantil e os pisos superiores abrigam uma galeria de arte e uma seção de música clássica.
Depois que saímos do El Ateneo, caminhamos pela Calle Sante Fé até uma Rapanui para comprarmos alguns chocolates encomendados pela Juliana. Bem em frente, estão localizados a Plaza San Martín e o Círculo Militar. Depois de algumas fotos do lugar, pegamos um táxi até o hotel para descansarmos um pouco da viagem.
Puerto Madero
À noite, pegamos um táxi e fomos até Puerto Madero. Antes de jantar, ficamos caminhando ao longo do calçadão admirando a paisagem e, dessa vez, atravessamos a Puente de la Mujer, uma ponte suspensa que atravessa o cais.
Quando bateu a fome, fomos jantar no nosso restaurante predileto na cidade: o La Parolaccia Trattoria. Depois do jantar, e bem próximo dali, fomos dar uma volta no Parque Colón, que é um espaço verde público que liga a Casa Rosada à Puerto Madero.
Vale destacar nas proximidades do Parque Colón: a Casa Rosada (ao fundo), o Centro Cultural Kirchner (à direita) e o Monumento a Cristóvão Colombo no centro do parque.
Dicas e informações
Informações
- A Plaza San Martín é um espaço verde em meio ao bairro do Retiro, com árvores e gramados bem cuidados, belos canteiros de flores e amplas alamedas.
- Em 2008, o The Guardian classificou a El Ateneo como a segunda livraria mais bonita do mundo.