O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura. O Theatro José de Alencar é considerado um grande espaço aglutinador de pesquisa, formação, produção e difusão artística.
2º dia: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercado Central e Theatro José de Alencar
Dia de caminhada por Fortaleza. Saímos do hotel, subimos duas quadras e logo chegamos na Avenida Monsenhor Tabosa. Esta avenida é um dos pontos para compras mais tradicionais e conhecidos da cidade. Dá para passar um dia inteiro circulando por aqui e voltar com a mala cheia de compras. Quase no final da avenida, passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, uma visita indispensável para as pessoas que gostam de apreciar a arte sacra.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Logo em seguida, chegamos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Instituto Dragão do Mar (IDM) foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Dentre os equipamentos gerenciados pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o maior deles. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará.
O Centro Dragão do Mar está situado num dos mais boêmios bairros de Fortaleza, a Praia de Iracema. São 14,5 mil metros quadrados de área construída para vivenciar a arte e a cultura, visitando exposições no Museu da Cultura Cearense, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Multigaleria; assistindo os espetáculos cênicos, no Teatro Dragão do Mar, no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar e também a grandes filmes nas modernas salas do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco; desbravando o Universo no Planetário Rubens de Azevedo e ainda curtindo shows locais, nacionais e internacionais, no Anfiteatro Sérgio Mota, no Auditório e na Praça Verde do Dragão.
A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por linhas arrojadas. Inaugurado em abril de 1999, na antiga área portuária da Praia de Iracema, o Dragão do Mar possui atualmente em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato, teatros e outros centros de cultura, como a Caixa Cultural e o Sesc Iracema. Muito legal interagir com algumas de suas estruturas.
Mercado Central de Fortaleza
Continuando nosso passeio por Fortaleza, depois de 15 minutos de caminhada chegamos no Mercado Central. Este mercado especializado em produtos artesanais cearenses está localizado no centro da cidade ao lado da Catedral Metropolitana e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
Ficamos no mercado por aproximadamente duas horas e meia onde aproveitamos para almoçar num self-service. Também aproveitamos para comprar desde itens de vestuário, como camisas, sandálias e carteiras, até artesanatos e castanhas de caju.
Theatro José de Alencar
Depois do almoço, e continuando nosso passeio, chegamos ao Theatro José de Alencar. Este teatro é referência artística, turística e arquitetônica no país, além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Não quisemos fazer a visita guiada mas adentramos seu pátio e pudemos ver a sua arquitetura bela e eclética.
Para não perder o costume, no final da tarde fomos até o píer da Praia de Iracema para assistir ao pôr do sol. Sempre cheio de locais e turistas, este é um programa imperdível na cidade.
À noite, saímos para caminhar pela orla e fomos até a Feira de Artesanato da Beira-Mar na Praia do Meireles. Compramos algumas lembranças para casa e bobeiras para a Juliana mas achamos que tinha muito do mesmo.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
Ingresso: gratuito
Site: http://www.dragaodomar.org.br
Informações
- Na Avenida Monsenhor Tabosa existem cerca de 450 lojas, dentre elas fábricas de sapatos, lingeries, roupas masculinas e femininas, bancos, pequenos shoppings centers, lanchonetes e restaurantes.
- O Centro Dragão do Mar foi idealizado, em 1993, pelo então Secretário da Cultura do Ceará e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes. (Referência: Site do Dragão do Mar)
- A história do Mercado Central começa em 1809, com a autorização da Câmara Municipal para a construção, em madeira, do mercado que a funcionou inicialmente para o comércio de carnes, frutas e verduras. Em 1814, as instalações foram demolidas e um novo prédio foi erguido com a denominação de Cozinha do Povo. Já no século XX, em 1931, o comércio de carnes, frutas e verduras foi proibido dentro do prédio, e as instalações foram ocupadas por produtos utilitários e decorativos feitos artesanalmente, sobretudo vestimentas, artigos de cama e mesa, derivados do caju e bebidas e doces típicos. (Referência: Wikipédia)
- O Theatro José de Alencar, enquanto teatro-monumento, conta com seleta programação cênica e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas.