Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, no interior do estado de Minas Gerais. Esta pequena vila vive praticamente da indústria turística, porém a agricultura de subsistência e a agropecuária fazem parte do cotidiano rural do lugar.
1º dia: Chegada à Conceição do Ibitipoca
Saímos de carro do Rio de Janeiro e seguimos pela estrada Rio-Petrópolis. Na altura do km 85 paramos no Mirante do Cristo para apreciar a bela paisagem. É um monumento símbolo do cristianismo. Inicialmente foi construída de madeira, sendo substituída posteriormente por uma de granito com o Cristo em bronze, inaugurada solenemente pelo Cardeal D. Sebastião Leme, em 06/08/1941.
Continuando a viagem, seguimos até a saída para o Circuito da Serra do Ibitipoca. Durante o século XVIII, a região de Conceição do Ibitipoca, assim como outros locais próximos, se constituiu em rota de contrabando do ouro, através de um caminho que partia de São João Del Rei, passava por Santa Rita de Ibitipoca, por Conceição do Ibitipoca, pela área do Rio do Peixe, Lima Duarte, prosseguindo para Rio Preto e depois para Paraíba do Sul.
Deixamos as malas na pousada e fomos dar uma volta. Lembro que a cidade estava muito vazia pois caminhamos por umas duas horas pelas ruas sem ver muitas pessoas. Passamos pela Igreja Matriz e pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e retornamos à pousada. À noite saímos para jantar num dos poucos estabelecimentos que estavam abertos na cidade.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Aconselho ir numa época em que a cidade esteja mais cheia.
- Referência: Wikipédia