A Cidade Sagrada de Quilmes é um dos principais sítios arqueológicos da Argentina, onde é uma experiência incrível caminhar por seus muros de pedras e locais cerimoniais.
Cidade Sagrada de Quilmes e Bodega Piattelli
Desta vez saímos de Cafayate e fomos na direção sul pela Ruta 40 até a província de Tucumán visitar a Cidade Sagrada de Quilmes. Neste trajeto de 54 km, percorridos em aproximadamente 1 hora, a estrada estava em boas condições para dirigir. Vale destacar que neste percurso há diversas vinícolas e que o viajante desfruta de uma belíssima paisagem.
Cidade Sagrada de Quilmes
A Cidade Sagrada de Quilmes, também conhecida como Ruínas de Quilmes, é um sítio arqueológico de um assentamento indígena pré-colombiano da cultura Quilme, localizado na província de Tucumán.
Ao chegarmos, fomos direto ao Centro de Interpretação Quilmes que oferece um cronograma exclusivo que mostra o passado dessa área e como viviam os Quilmes. Este pequeno museu é muito bem estruturado, com salas climatizadas que contam muito da história deste povo, além de muito conteúdo audiovisual de qualidade.
Em seguida, fomos caminhar pelo sítio arqueológico. Dispensamos o acompanhamento de um guia e fomos só nós mesmos. É possível caminhar pelas reconstruções da área residencial na saia da colina, subir até uma fortaleza no cume e também por dois fortins.
O sol estava muito forte e, para caminhar no meio daqueles cactus gigantes, só com muita proteção contra a exposição ao sol. Até que um fato inusitado aconteceu !!! Enquanto caminhávamos pela área residencial, uma cobra rápida e rasteira passou pela Bete fazendo com que ela saísse correndo de susto. E por causa disso, decidimos não subir até a fortaleza, encurtando um pouco a nossa visita ao lugar.
Depois da caminhada e do susto, fomos visitar as lojinhas de artesanato do lugar. Lá compramos alguns artesanatos de lembrança e vimos de perto algumas lhamas e guanacos.
Bodega Piatelli
Retornamos pela Ruta 40 para Cafayate e decidimos visitar mais uma vinícola próxima da cidade. E dessa vez fomos conhecer a Bodega Piattelli. Chegando na entrada da vinícola, fomos abordados pela segurança que nos mandou para o Piattelli Wine Resort, onde fomos recepcionados e onde almoçamos no Restaurante Aura – Patio 360. Fomos muito bem recebidos e servidos, e a vista do lugar é belíssima.
Após o almoço, a Bete pediu que mostrassem como eram os quartos do resort e uma pessoa nos mostrou sem nenhuma cerimônia. Este empreendimento foi concebido como uma moradia dos sonhos para maiores de 18 anos, um lugar mágico entre paisagens e pores do sol idílicos.
Depois da visita, pegamos o carro e fomos até a Bodega Piattelli. Chegando lá, reservamos um passeio guiado com degustação de vinhos chamado “Linea Gran Reserve” e ficamos aguardando o horário.
Na hora marcada iniciamos o passeio. Primeiro fomos até as plantações de uvas onde o guia explicou tudo sobre processo de produção e as últimas tendências do mundo do vinho. Após isso, fomos fazer a visitação ao interior da bodega. Lembro que num dos ambientes não conseguimos entrar por causa do forte cheiro do processo de decantação do vinho. No final, fomos até uma sala destacada para fazer a degustação de vinhos. Não lembro numa degustação de ter provado tantos vinhos !!!
Após a visitação e degustação, fomos ao restaurante da bodega onde fizemos um rápido lanche e onde também aproveitamos o belíssimo fim de tarde nesse lugar encantador.
À noite, fomos até a praça principal de Cafayate onde aproveitamos para jantar no Cafayateña Cerveceria Artesanal, que serve bons pratos e lanches além de ser uma fábrica de cerveja artesanal.
Dicas e informações – Cidade Sagrada de Quilmes e Bodega Piattelli
Informações
- Habitada pelo povo dos Quilmes, a Cidade Sagrada de Quilmes alcançou um grande desenvolvimento social e econômico no século XII. Atualmente, o visitante pode caminhar pelas reconstruções da área residencial na saia da colina, uma fortaleza no cume e dois fortins na cornija.
Serviços
- Cidade Sagrada de Quilmes
- Ingresso: ARS 3.000 pesos argentinos
- Contrate esse passeio com a Civitatis
- Bodega Piattelli
- Linea Gran Reserve (passeio guiado com degustação): ARS 7.500 pesos argentinos
- Contrate um Tour do Vinho por Cafayate com a Civitatis