O bairro do Chiado voltou a ser um importante centro de comércio de Lisboa, sendo uma das zonas mais emblemáticas e tradicionais da cidade.
Chiado até Praça do Comércio
Dia de passear, mais uma vez, por Lisboa. Fomos até a estação Intendente para pegarmos o metrô até a estação Baixa-Chiado, onde ficamos passeando pelo bairro do Chiado. Primeiro, fomos até uma loja da The North Face onde aproveitei para comprar uma mochila.
Chiado
Depois das compras, voltamos e passamos na Livraria Bertrand, que é a maior e mais antiga rede de livrarias de Portugal, fundada em 1732. Bem ali perto, fomos até os Armazéns do Chiado, um centro comercial que conta com diversas lojas e restaurantes.
Continuando nossa caminhada, fomos até a famosa Pink Street, uma rua fechada ao trânsito e que permite que as pessoas frequentem as agitados bares e restaurantes do lugar. Estava com pouco movimento mas à noite é mais badalado. Depois disso, voltamos para o apartamento para descansar pois tínhamos combinado de encontrar uns amigos mais tarde.
No horário combinado, fomos para a Rua Augusta encontrar o casal de amigos Zé e Cláudia e sua filha Manuela. Depois das meninas entrarem em algumas lojas, iniciamos o passeio. Nossa primeira parada foi no Ginjinha Sem Rival, onde tomamos este licor que é uma mistura de doce e amargo com um toque de canela, e que é normalmente servido em pequenos copos.
Em seguida, fomos até a Fábrica do Pastel de Nata, onde nos deliciamos com os famosos pastéis de nata, uma popular iguaria da doçaria portuguesa que tinham acabado de sair do forno, polvilhados com canela e açúcar em pó.
Saímos da fábrica e ficamos admirando a bela arquitetura da região, principalmente a Estação Ferroviária do Rossio, uma das principais estações de Lisboa e que está situada junto às praças do Rossio e dos Restauradores.
Chiado – A Brasileira
Depois disso, fomos caminhando até o A Brasileira do Chiado, fundado em 1905 e que é um dos três cafés mais antigos de Lisboa. Lá aproveitamos para tirar aquela famosa foto ao lado da estátua de Fernando Pessoa.
Resolvemos jantar pela região e então fomos até a Cervejaria Trindade, que é a mais bonita e antiga cervejaria de Portugal. É um monumento da história portuguesa, pois já foi um convento, sobreviveu a um terremoto, e se recuperou de dois incêndios, resistindo ao tempo.
Depois do jantar, caminhamos mais um pouco pelas ruas do Chiado e depois pegamos uma carona até a Praça do Comércio, já que queríamos tirar algumas fotos noturnas da praça. Depois disso, pedimos um táxi e retornamos para o apartamento.
Dicas e informações
Informações
- O edifíco atual dos Armazéns do Chiado é resultado da reabilitação dos Grandes Armazéns do Chiado, destruídos pelo Incêndio do Chiado de 1988.
Serviços
- Aluguel de carro
- Valor : R$ 190,00 (diária com seguro incluído)
- Agência: Rentcars