O Centro Histórico de Salvador compreende a área histórica composta pelo maior conjunto arquitetônico da época do Brasil Colônia.
2º dia: Centro Histórico de Salvador – do Mercado Modelo ao Pelourinho
Após o café da manhã, saímos do hotel e pegamos um táxi pois chovia muito. A previsão para este dia era de muita chuva, e por isso decidimos ir a um lugar coberto. Fomos até o Mercado Modelo, uma importante e concorrida atração turística da cidade.
Depois de andarmos por todo o mercado, ainda chovia muito e por isso decidimos almoçar por ali mesmo. Entramos no Maria de São Pedro, restaurante tradicional, onde nos deliciamos com um prato típico da culinária baiana.
Em seguida, fomos direto para o Elevador Lacerda. Este elevador faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.
É um dos principais pontos turísticos da cidade. Do alto de sua torre pudemos desfrutar da bela vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.
Centro Histórico de Salvador – Praça Tomé de Sousa
Chegamos na Praça Tomé de Sousa, com suas construções históricas onde destacam-se o Palácio Rio Branco, antiga sede do governo da Bahia, e a Câmara Municipal, que já foi uma cadeia pública.
Entramos no Palácio Rio Branco onde visitamos um pequeno museu e, num salão anexo, pudemos desfrutar de uma bela visão panorâmica da cidade.
Depois da visita ao museu, saímos do palácio e passamos pela Praça da Sé e pelo Terreiro de Jesus. Essas duas praças são de grande importância histórico-cultural para o país. Nelas encontram-se diversas construções históricas, dentre elas a atual Catedral Basílica.
Igreja e Convento de São Francisco
Logo em seguida chegamos à Igreja e Convento de São Francisco. Estas importantes edificações históricas foram erguidas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro.
Esta visita é imperdível. Primeiro, pela decoração de azulejos pintados nas paredes com cenas bíblicas e da vida monástica. E segundo, pela igreja com sua rica decoração interior com destaque para o altar, o teto e as capelas.
Centro Histórico de Salvador – Pelourinho
Mais alguns metros e chegamos ao Pelourinho, também conhecido como Pelô. Este bairro compreende as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Seu conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro é muito preservado e suas ruas são estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos.
À noite, saímos para dar uma volta nos arredores do hotel. Primeiro fomos jantar na Pizzaria Quattro Amici, bem ao lado do hotel, e depois caminhamos até o Forte de Santo Antonio da Barra.
Roteiro do dia
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- O Centro Histórico de Salvador abrange as áreas do Pelourinho, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo Antônio Além do Carmo.
- O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura.
- A Igreja e Convento de São Francisco foram tombados pelo Iphan e classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Serviços
- Elevador Lacerda
- Ingresso: R$ 0,15
- Igreja e Convento de São Francisco
- Ingresso: R$ 5,00