O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro, e foi reconhecido como patrimônio histórico nacional em 2007.
10º dia: Centro Histórico de João Pessoa
Nosso último dia para aproveitar João Pessoa. Como o tempo não estava bom, decidimos voltar ao Centro Histórico. Nossa primeira parada foi no Largo São Frei Pedro Gonçalves onde encontra-se a igreja de mesmo nome. A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, construída em 1843, está localizada no alto da colina do antigo Porto do Varadouro, em frente ao rio Sanhauá.

Na mesma praça encontra-se o Hotel Globo, edifício tombado de arquitetura eclética e com uma bela vista do Rio Sanhauá, lugar onde João Pessoa foi fundada em 1585. Ali também realizam-se diversos eventos culturais.

Centro Histórico de João Pessoa
Próximo dali encontra-se a Praça Antenor Navarro, com seus sobrados coloridos dos séculos XIX e XX, construídos originalmente para abrigar lojas. A maior parte dessas construções tem o estilo batizado de eclético e art-déco, onde mistura o clássico, o barroco e o neogótico.

Mais adiante, passamos pela Catedral Basilica de Nossa Senhora das Neves, sede da Arquidiocese do estado e que foi construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves.

Para finalizar o passeio pela cidade, fomos ao Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa. É um dos principais símbolos da cidade apresentando belos jardins e uma lagoa, ao centro, com um grande espelho d’água circular cercado por palmeiras-imperiais. Paramos num estacionamento próximo e, enquanto Bete e Juju foram passear num shopping, fui caminhar pela praça para tirar umas fotos.

À noite, fomos mais uma vez no nosso restaurante preferido nesta viagem: o Sapore D’Itália. Depois disso caminhamos pela orla para nos despedir dessa cidade acolhedora e bem estruturada, onde recomendamos uma visita.

Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Nos casarios da Praça Antenor Navarro, atualmente, funcionam bares, ateliês de artistas plásticos e a Fundação de Cultura de João Pessoa.