O Castelo de Windsor é a residência real, originalmente construída no século XI, há mais tempo habitada de toda a Europa. Stonehenge é um mistério com suas enormes pedras datadas de 3.000 A.C. e dispostas no formato de um círculo. Dizem que Bath foi criada devido aos romanos terem descoberto ali uma água com propriedades milagrosas e curativas, construindo então as termas.
3º dia: Castelo de Windsor, Stonehenge e Bath
Londres é mesmo uma cidade pontual, e no dia de hoje não podia ser diferente. Acordamos cedo e fomos para o terminal rodoviário…aquele ao lado da Victoria Station, para pegarmos o ônibus do passeio contratado. Pois bem, o horário marcado para a saída era 8:05 hs e nesse horário, pontualmente, ele saiu. Primeiro destino, Castelo de Windsor. O ônibus nos deixou num ponto e ainda tivemos que fazer uma caminhada até os portões do castelo, passando pela antiga estação ferroviária, que hoje é um local lindo, cheio de lojinhas e restaurantes. Saindo dessa estação, entramos na cidadela de Windsor….linda…todas as construções bem antigas, de pedra, parecia um conto de fadas, andamos pelas ruas até chegarmos nos portões, que ainda estavam fechados.
Castelo de Windsor
Foi bom chegarmos cedo, pois literalmente não pegamos fila. Entramos no Castelo, e a rainha estava nele, pois como dissemos anteriormente, nos meses de verão ela sai do Palácio de Buckingham. Ainda dentro dos muros do castelo, entramos na St. George Memorial Chapel, uma pequena capela, mas rica em história. Nela, atrás do altar, tem uma sala com muitas cadeiras de madeira do século XIX, bandeiras com brasões e armaduras usadas pelos reis, sem falar do seu teto, totalmente esculpido. Ainda é frequentada pelos membros da Corte numa reunião anual feita no mês de junho. Infelizmente não são permitidas fotos nem filmagens.
Castelo de Windsor – Troca da Guarda
Fizemos o passeio guiado, mas sinceramente, recomendo, se tiverem tempo, fazer sozinho e com calma. Como o Castelo é enorme, fizemos tudo o que tínhamos que fazer mas um pouco corrido. Ainda deu tempo de assistirmos a mais uma Troca da Guarda, e mais uma vez, um show feito pelos guardas reais, e num cenário medieval….tudo muito lindo também. Ficamos aproximadamente 3 horas em Windsor e após a visita ao Castelo, ainda tivemos tempo de almoçar num restaurante dentro da cidade de Windsor, The Tower, que tem uma boa comida.
Stonehenge
Seguimos com o passeio, agora em direção a Stonehenge, que é longe e demoramos mais de uma hora de viagem. A paisagem é muito bonita, fazendas e mais fazendas. Stonehenge, que fica em Salisbury, no interior da Inglaterra, é um mistério. Suas enormes pedras, datadas de 3.000 A.C, ficam num terreno bem ao lado da estrada e posicionadas formando um círculo. Não pudemos chegar muito perto…antigamente era permitido, mas hoje em dia não mais, para que seja preservado.
Bath
Partimos em direção a Bath, nossa última parada….lá se vão mais uma hora de estrada até chegarmos na cidade das termas romanas na Inglaterra. Bath é linda, uma cidade localizada no sudoeste da Inglaterra, bem medieval, toda florida, super charmosa, com praças e parques cheios de gente. Não tínhamos muito tempo, então resolvemos conhecer as termas de banhos romanos mais famosa da cidade. É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água).
Ainda hoje a água brota da terra bem quente…pudemos ver isso bem de perto…inclusive colocar as mãos. A Juliana adorou o passeio, foi aí que ela descobriu como usar os headphones, e prestava muita atenção nas explicações. E aqui terminamos mais um dia, a viagem de volta à Londres foi longa, aproximadamente 2:30 hs. See you…
Veja também:
- 2º dia: Catedral de Westminster, Troca da Guarda, Green Park, Palácio de Buckingham e Hyde Park
- 4º dia: Madame Tussauds e Museu de História Natural
Dicas e informações
Serviços
- Castelo de Windsor, Stonehenge e Bath
Preço: £ 71,00 (adulto) e £ 66,00 (criança) libras esterlinas
Passeio de dia inteiro que compramos antes de viajar (pela internet).
Informações
- O Castelo de Windsor foi originalmente projetado para proteger a dominação normanda nos arredores de Londres, além de vigiar uma parte estrategicamente importante do rio Tâmisa.
- A Capela de São Jorge, do século XV, é considerada por historiadores como “uma das realizações supremas da arquitetura perpendicular gótica inglesa”.
- Pelas atrações que visitaríamos, achamos que não valeria a pena comprar o London Pass.