Colonia del Sacramento é a única cidade uruguaia colonizada por portugueses e por isso possui um estilo diferente de todas as outras. Foi fundada em 1680 por Portugal e era um importante centro comercial e militar.
8º dia: Colonia del Sacramento
Depois de sairmos de Puerto Madero, em Buenos Aires, atravessamos o Rio da Prata até Colonia del Sacramento. Chegando lá fizemos o câmbio para a moeda local, o peso uruguaio. Perto do porto havia um ponto de ônibus de onde, de tempos em tempos, saíam ônibus turísticos para dar a volta pela cidade. Pegamos o próximo e fomos beirando o Rio da Prata, admirando a paisagem, até chegarmos na Plaza de Toros. Percebemos que estava meio abandonada e decidimos não descer do ônibus pois teríamos que esperar o próximo para retornarmos para o centro da cidade.
Bairro Histórico
Depois de aproximadamente 40 minutos, retornamos ao ponto de partida. Em seguida, fomos conhecer um pouco da cidade do jeito que gostamos, caminhando. Caminhamos pelo Bairro Histórico, passamos por suas ruelas bem arborizadas com seus casarios de arquitetura colonial bem preservados. Depois de algum tempo, chegamos numa marina repleta de barcos e, logo em seguida, resolvemos parar para almoçar num restaurante próximo, do qual não gostamos nem da comida nem do atendimento.
Após o almoço, continuamos caminhando pela cidade para conhecer melhor seus lugares históricos e comprar algumas lembranças do lugar. Passamos pela Basílica do Santíssimo Sacramento, onde em seu interior se encontram algumas obras de arte de origem colonial. Passamos também pela Praça 25 de Maio, também conhecida como Plaza Mayor, e pelo Farol, que ainda funciona e pode ser visitado pelos turistas.
Fortificações de Colonia de Sacramento
Depois de conhecermos diversas atrações turísticas do local, chegamos nas Fortificações de Colonia, que foram reconstruções feitas com as pedras da muralha original. Foram reconstruídas parte da muralha e do Portão de Armas, e onde também são exibidos os canhões centenários. Ali a Juliana ficou correndo e brincando até ficar cansada. Perto dali, passamos pela famosa Calle de los Suspiros, com seu calçamento de pedra e várias casas antigas com arquitetura colonial portuguesa. Em seguida, retornamos ao porto para pegarmos o barco de volta para Buenos Aires.
Depois da visita à Colonia del Sacramento, no Uruguai, retornamos à Puerto Madero, em Buenos Aires, e presenciamos um entardecer belíssimo com um céu multicolorido. Para aproveitar a última noite na cidade, adivinha o que fizemos ??? Caminhamos pela orla e depois jantamos no nosso restaurante preferido, o La Parolaccia Trattoria. É sempre um prazer comer lá !!!
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Travessia de Buenos Aires até Colonia del Sacramento
Preço: 488 pesos por pessoa
Agência: Seacat
Informações
- Quase não conseguimos visitar esta cidade pois era Semana Santa, então reserve com antecedência.