Nesta viagem, fomos de carro do Rio de Janeiro até Itu onde ficamos hospedados por uma semana na Fazenda Vila Real de Itu. Nesta semana, aproveitamos para descansar e também para conhecer algumas cidades do interior paulista como Aparecida, São Roque e Holambra.
Interior Paulista: Aparecida, Itu, São Roque e Holambra
Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, decidimos nessas férias viajar de carro para um lugar mais próximo e que nos passasse uma maior segurança com relação à nossa saúde. Sendo assim, decidimos visitar a família da Bete no interior paulista e ficamos hospedados na Fazenda Vila Real de Itu. Estando lá, poderíamos caminhar pelo belíssimo e imenso condomínio, com trilhas e quadras esportivas, onde aproveitamos para relaxar, e também poderíamos conhecer algumas cidades nos arredores de Itu, como São Roque e Holambra.
Aparecida
Depois de sairmos do Rio de Janeiro e de rodarmos por aproximadamente 4 horas pela Rodovia Presidente Dutra, chegamos na cidade de Aparecida. Chegando lá, não poderíamos deixar de visitar a principal atração da cidade, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, para agradecer tudo de bom que nos foi concedido e também pedir muita saúde e paz para enfrentar o que virá pela frente.
A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário.
Itu
Depois de aproximadamente 7 horas de viagem vindo do Rio de Janeiro, chegamos à Itu onde ficamos hospedados na Fazenda Vila Real de Itu. O Vila Real é um loteamento fechado com mais de 40 anos, que tem sua origem na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, propriedade rural surgida no século XVIII a partir da junção de duas glebas de 211 alqueires.
Em Itu, fomos conhecer a Praça Padre Miguel, também conhecida como Praça da Matriz, que é o principal ponto turístico da cidade. Localizada no Centro Histórico, nela encontram-se os famosos exageros da cidade, um orelhão gigante, com aproximadamente 10 metros de altura, e também o semáforo gigante. A praça está localizada em frente à Igreja Nossa Senhora da Candelária, conhecida como Igreja Matriz, construída em 1780, e que possui os estilos barroco e rococó em sua construção. Além do orelhão e do semáforo, a praça também possui um lindo coreto e muitas casas centenárias ao redor.
Depois de conhecermos o Centro Histórico de Itu, decidimos tomar um café na Confeitaria Dona Maria Bolacha e foi nesta rua que conhecemos um pequeno mas riquíssimo museu de colecionador. O Garage 12, que teve início por volta de 1975, começou com um acervo de brinquedos e carrinhos de autorama. Com o passar do tempo, o interesse por outros itens foi aumentando e hoje contam com raridades de telefones, máquinas de escrever, máquinas de fotografia, peças náuticas, fonógrafos, gramofones, automóveis, miniaturas, álbuns antigos e outros itens diversos.
São Roque (Roteiro do Vinho)
Localizado em São Roque, cidade do interior paulista localizada a 73 km de São Paulo e a 55 km de Itu, o Roteiro do Vinho é tradicional desde 1998. É uma oportunidade única de vivenciar toda a história e tradição desta linda região, através das adegas, vinícolas, restaurantes, hospedagens, centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada. Em um passeio pela Estrada do Vinho e Rodovia Quintino de Lima, e suas interligações, podemos degustar bons vinhos, produtos típicos, almoçar em ótimos restaurantes e passar momentos de lazer nas fazendas, pesqueiros e ranchos.
Começamos nosso passeio ao Roteiro do Vinho pela Vinícola XV de Novembro. Esta vinícola tem uma produção feita a partir de vinhedos selecionados e cultivados com atenção e respeito pela terra e pelo fruto. A marca Quinta Moraes, lançada em 2008, trouxe para o catálogo da vinícola uma variedade irresistível de vinhos finos complementando o objetivo de agradar aos mais variados e exigentes paladares. Como estávamos vivendo uma pandemia, as visitações e degustações estavam suspensas.
Continuando nosso passeio, visitamos a Vinícola Góes, um parque enoturístico com as curiosidades do mundo do vinho, detalhes das áreas produtivas da vinícola e seu vasto portfólio de produtos, e tudo isso rodeados por uma natureza belíssima.
Depois de visitarmos as duas vinícolas, paramos no Vila Don Patto para comer. Neste centro de gastronomia e entretenimento, com restaurantes e atrações para toda família, almoçamos no restaurante português e depois retornamos para Itu.
Holambra (Circuito das Flores do Interior Paulista)
Holambra é responsável por 40% da produção de flores no Brasil e é a maior exportadora da América Latina. Ao chegarmos lá, adentramos o Grande Portal Turístico que dá acesso ao centro da cidade. Este belíssimo portal foi inaugurado em 2004 e suas características seguem as das construções típicas holandesas, como tijolo à vista, telhado inclinado, janelas grandes, entre outras.
Depois de adentrarmos o portal, passamos pelo Memorial do Imigrante e demos uma volta de reconhecimento pelo centro de Holambra. Depois disso, fomos até um dos principais pontos turísticos da cidade, o Moinho Povos Unidos. Este é um moinho de vento construído na tradição holandesa e é considerado o mais alto moinho de vento da América Latina.
Holambra – Centro
Em seguida, fomos até a Praça Bento Euzébio Tobias, também conhecida como Praça Bentão. Esta praça fica em frente ao Paço Municipal e foi construída em homenagem ao Bentão, falecido funcionário responsável pelas praças e jardins de Holambra por décadas.
Bem próximo desta praça fica o Parque da Expoflora, parte do recinto onde acontece a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Fora do evento, o espaço fica aberto ao público. Acabou se tornando mais um belo cartão postal, com suas fachadas coloridas, os guarda-chuvas sobre a Alameda Maurício de Nassau e uma praça de alimentação.
Depois de visitarmos alguns pontos turísticos, paramos numa rua cheia de lojas e restaurantes. Depois de umas comprinhas, aproveitamos para almoçar no Café Restaurante Casa Bela, restaurante que serve culinária holandesa num ambiente aberto e cheio de mesas espalhadas pela calçada e por uma viela interna.
Depois do almoço, fizemos mais algumas compras nas diversas lojas de plantas e flores do centro e em seguida pegamos a estrada de volta para Itu.
Dicas e informações
Informações (Interior Paulista)
- Roteiro do Vinho
- No verão, entre janeiro e fevereiro, é a hora da colheita da uva;
- No outono, as árvores de plátanos dão seu show em toda a cidade;
- No inverno, é uma oportunidade para curtir o friozinho da cidade;
- Na primavera, é o momento ideal para contemplar a beleza inconfundível da flor de alcachofra, período que antecede a colheita.
- Vinícola XV de Novembro
- Endereço: Estrada do Vinho, Km 4,5 – Sorocamirim – São Roque – SP
- Site: www.vinhoxvdenovembro.com.br
- Vinícola Góes
- Endereço: Estrada do Vinho, Km 9 – Canguera – São Roque – SP
- Site: www.vinicolagoes.com.br
- Circuito das Flores
- É integrado pelos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Campinas. A criação deste circuito teve como objetivo integrar as cidades para que promovam a cooperação técnica, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento do setor, que tem na região de Campinas o maior pólo produtor de flores do Brasil.