Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
3º dia: Praça Gonçalves Dias, Museu Histórico e Artístico e Encontro dos Miolos (Boi Bumbá)
Começamos este dia pegando um táxi no hotel e indo até a Praça Gonçalves Dias. Situada em local elevado, possibilita uma visão panorâmica da cidade, com a Avenida Beira-Mar e o rio Anil. Em frente à praça estão a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que visitamos, e o Palácio Cristo Rei, que abriga a sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão e o Memorial Cristo Rei. Abaixo da praça, acessível por meio de escadarias, estão a Praça Maria Aragão e o Memorial Maria Aragão.
Depois disso, fomos em direção à Igreja de Santo Antonio. Localizada na Praça Antônio Lobo, ao lado da Escola Modelo Benedito Leite, é uma das principais construções religiosas do Centro Histórico da cidade.
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Continuando nossa exploração por São Luís, chegamos ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Este espaço é destinado à cultura, memória e história maranhense, e está instalado numa ampla casa centenária com diversas exposições. Achamos um pouco mal cuidado e estava bem vazio. Logo em seguida passamos novamente pelo Convento Nossa Senhora do Carmo mas desta vez entramos para conhecer.
XIII Encontro dos Miolos – Boi Bumbá
Retornando ao burburinho do Centro Histórico, nos deparamos com um monte de pessoas indo e vindo, quando percebemos que ali estava acontecendo o XIII Encontro dos Miolos, festa cultural para homenagear o Bumba Meu Boi do Maranhão. Diversos deles estavam espalhados pelas calçadas e tinha muita música e dança. Depois do almoço num restaurante próximo do evento, ficamos ali por um bom tempo admirando e registrando toda aquela festa, pura manifestação da cultura e do folclore brasileiro.
Pegamos um táxi e voltamos para o hotel. Chegando no hotel percebemos que faltava alguma coisa para conhecermos na cidade: suas praias. Como das janelas do hotel víamos o mar, demos a volta pela rua principal e chegamos até a Praia de São Marcos, que tem como destaque o Monumento aos Pescadores. É a preferida da turma jovem e dos surfistas e sua paisagem é formada por dunas cobertas de verde e ruínas do Forte São Marcos. Caminhamos pelo calçadão até a Praia do Calhau, tanto que até fiquei com bolhas no pé. Fechamos o dia, mais uma vez, jantando no restaurante do hotel.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Ingresso: R$ 5,00
Informações
- A Praça Gonçalves Dias foi inaugurada em 1873 e é uma homenagem ao famoso poeta maranhense cujo monumento encontra-se no centro da mesma.