A Basílica do Senhor do Bonfim é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso da Bahia.
3º dia: Basílica do Senhor do Bonfim e Fortes de Santa Maria e Santo Antonio da Barra
Para começarmos o dia, pegamos um táxi para visitarmos uma das principais atrações da cidade. No caminho, passamos pelo Dique do Tororó, único manancial natural da cidade. Como destaque, nesta enorme lagoa encontram-se oito esculturas de orixás flutuando no espelho d’água. Instaladas em 1998, elas representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã.
Basílica do Senhor do Bonfim
Depois de vinte minutos de viagem, chegamos na Basílica do Senhor do Bonfim. Localizada na Colina Sagrada, é nela que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. A Igreja do Bonfim é, para o povo baiano, o maior centro da fé católica.
Basílica do Senhor do Bonfim – Igreja e Museu
Visitamos seu interior e um pequeno museu. Como não podíamos deixar de fazer, colocamos as fitinhas na grade externa, aproveitando para fazer nossos pedidos para o novo ano. No retorno, passamos por algumas obras sociais de Irmã Dulce, canonizada pelo Papa como a primeira santa brasileira.
Forte de São Diogo
Chegando próximo ao hotel, pedimos para descer na praia do Porto da Barra. Ali iniciamos uma caminhada pelos fortes, começando pelo Forte de São Diogo. Este forte visava impedir, com o apoio do Forte de Santa Maria, o desembarque do inimigo pelo acesso ao sul da cidade de Salvador.
Forte de Santa Maria
Em seguida, caminhamos até o Forte de Santa Maria. Entramos no forte para algumas fotos e depois caminhamos pelo píer próximo ao mar.
Tanto do Forte de Santa Maria quanto do Forte de São Diogo é possível admirar uma bela e ampla vista da Baía de Todos os Santos.
Forte de Santo Antonio da Barra
Antes de continuarmos nossa visita pelos fortes, decidimos almoçar porque já tinha passado da hora. Fomos no Restaurante Caranguejo do Farol que era bem próximo de onde estávamos e do hotel.
Depois do almoço visitamos o Forte de Santo Antonio da Barra. Este é um dos fortes mais antigos da Bahia, erguido originalmente em 1596, e que teve sua estrutura atual erguida entre 1696 e 1702.
Na visita, conhecemos o seu museu, com diversas peças históricas, e subimos no seu farol, de onde admiramos a bela vista da cidade e da Baía de Todos Os Santos. Também aproveitamos para conhecer o interior de um dos mais famosos faróis do Brasil.
À noite, fizemos uma boa caminhada ao longo da Avenida Oceânica e fomos jantar no Restaurante & Chopperia Barravento. Este restaurante tem uma ótima comida e um visual belíssimo da orla.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia.
Serviços
- Forte de Santo Antonio da Barra
- Ingresso: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia)