A Basílica de São Francisco de Assis é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e foi nomeada Patrimônio da Humanidade em 2000. Um lugar repleto de religiosidade e fé.
1º dia: Basílica de São Francisco de Assis
Estava um belo dia de sol em Assis. Chegando na estação de trem tivemos que pegar um ônibus, já que o Centro Histórico fica distante dali. Chegando lá, descemos do ônibus, subimos uma pequena ladeira, de onde se tem uma bela vista da região da Umbria, chegamos na praça próxima da basílica e foi quando percebemos que nossos equipamentos de filmagem estavam sem bateria. Depois deste rápido susto, partimos para conhecer o interior da basílica.
Entramos na Basílica de São Francisco de Assis e logo percebemos que era um lugar especial. Esta basílica é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e foi nomeada Patrimônio da Humanidade em 2000. Ao entrarmos, passeamos pelas Basílicas Inferior e Superior, com seus diversos e ricos afrescos, e pelo Convento e Cripta, sendo que neste encontra-se o túmulo de São Francisco. Um lugar repleto de religiosidade e fé.
Depois da visita ao seu interior e de passearmos pelos jardins em frente à basílica, caminhamos pelas ruelas e pequenas praças de arquitetura medieval da cidade. Fomos até a Piazza Santa Chiara, com sua basílica de mesmo nome, e depois retornamos para a estação de trem e, em seguida, para Roma.
Dicas e informações
Informações
- Assis, distante 184 km de Roma, fica no alto do Monte Subasio e faz parte do roteiro dos peregrinos católicos. É uma cidade da região da Umbria, conhecida como a terra de São Francisco mas também reconhecida por sua rica arquitetura medieval.
- Há uma festa medieval na cidade no mês de maio, o Calendimaggio.