Verona é conhecida por ser a cidade onde se passou a história de Romeu e Julieta. A Arena di Verona é um anfiteatro romano conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas.
1º dia: Arena di Verona, Piazza delle Erbe, Piazza dei Signori e Castelvecchio
Chegando em Verona, compramos um guia na estação, passamos pela Porta Nuova, que é uma monumental construção erguida entre 1532 e 1540, e subimos a Corso Porta Nuova até a Piazza Brá, onde se localiza a Arena di Verona, ou Anfiteatro Romano, na parte histórica da cidade. A praça é linda, colorida e florida. Aparentemente esta Arena parece bem mais preservada que o Coliseu de Roma, tanto que ela ainda é usada para monumentais produções de ópera. Entramos para visitar a Arena que é muito bonita e realmente muito bem conservada. Nela estava montada uma grande estrutura para show, que se não me engano era uma ópera. Mas quem se divertiu muito foi a Juliana que ficou subindo e descendo as escadarias da arquibancada e correndo pelo pátio inferior.
Saindo da Arena, continuamos andando pelas ruas da cidade, que são super charmosas, cheias de lojas e feirinhas de artesanato. Subimos a Via Giuseppe Mazzini até chegarmos na Piazza delle Erbe, uma belíssima praça com construções de arquitetura medieval e campanário, que na época do Império Romano foi o fórum da cidade. Ali perto encontra-se a vila onde dizem que Julieta morava. Quase impossível se locomover dentro do pátio de tanta gente. Tiramos algumas fotos e conseguimos deixar nosso registro no muro do pátio.
Continuamos nossa caminhada admirando as fachadas das casas, muitas delas com desenhos em mosaicos, outras bem descascadas, mas isso é que faz o lugar ser bem pitoresco. Subimos a Corso Sant’Anastasia até chegarmos a Igreja de Santa Anastasia, localizada na praça de mesmo nome. Em seguida, pegamos a Via Duomo até chegarmos ao Duomo di Verona, mas não entramos nele pois estava acontecendo algum evento naquele momento.
Piazza dei Signori
Chegamos ao Rio Ádige e seguimos acompanhando o rio de onde tínhamos uma bela vista do Castelo San Pietro. Descendo a Via Giuseppe Garibaldi em direção ao centro, chegamos à Piazza dei Signori onde paramos para almoçar. Esta praça já foi o centro de poder de Verona e onde se localizavam os mais importantes edifícios do antigo governo. A praça é linda, onde se destacam as construções de estilo medieval com tijolinhos coloridos e no centro da praça uma escultura de Dante Alighieri, considerado um dos maiores poetas da língua italiana, mais que também foi escritor e político.
Castelvecchio
Após o almoço, fomos em direção ao Rio Ádige para visitarmos o Castelvecchio. Este imponente castelo atualmente funciona como museu, o Museu Cívico. Tem um belo jardim com enormes esculturas expostas a céu aberto. Depois da visita, retornamos à estação para pegamos o trem de volta para Milão. Antes passamos novamente pela Arena di Verona para mais algumas fotos.
Dicas e informações
Serviços
- Arena di Verona
Ingresso: € 6 euros (Juliana tinha 4 anos e não pagou)
Para ver a agenda de shows, entre no Site Oficial (em inglês) - Castelvecchio
Ingresso: gratuito, mas para entrar no Museu Cívico preciso de ingresso.
Informações
- Verona foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura.
- Arena di Verona é um anfiteatro romano conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. Segundo estudos recentes, deve ter sido construído até o século I.