Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é uma cidade peruana às margens do rio Urubamba e cercada pela Cordilheira dos Andes. É conhecida por ser o mais próximo acesso à cidade inca de Machu Picchu, a 6 km de distância, cerca uma hora e meia de caminhada, ou trinta minutos de ônibus.
3º dia: Passeio por Águas Calientes
Os dois dias anteriores ficaram dedicados ao Santuário de Machu Picchu. Por isso, neste dia, acordamos cedo e saímos para conhecer um pouco de Águas Calientes. Fomos até a Plaza de Armas, onde se encontra uma estátua do grande imperador Inca Pachacutec, idealizador do Santuário. Olhamos alguns artesanatos e depois caminhamos ao longo do Rio Urubamba até chegarmos ao Jardim Botânico. Esta caminhada nos proporcionou uma vista um pouco diferente de Machu Picchu, “A Cidade Perdida dos Incas”, e que deve ter feito com que o povoado dali soubesse da existência desta “preciosidade” naquela parte dos Andes bem antes dos outros.



Após duas noites em Águas Calientes, no final da tarde, retornamos para Cusco no Trem Vistadome. Chegamos no fim do dia e para nossa surpresa um guia nos pegou na estação e fez o traslado para o hotel.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Águas Calientes também é conhecida como Machu Picchu Pueblo.
- Passe pelo menos uma noite em Águas Calientes. Assim você vai conseguir visitar Machu Picchu bem cedo e sem a presença dos turistas que fazem o passeio bate e volta para Cusco no mesmo dia.
- Águas Calientes tem muitos hotéis e restaurantes para turistas, bem como fontes termais que deram o nome à cidade (“águas quentes”, em espanhol). Serve como terminal de passageiros da ferrovia PeruRail. Os trens servem os habitantes e turistas vindo de Cusco e de Ollantaytambo para visitar Machu Picchu. Um mercado de souvenirs fica ao lado da estação. A avenida Pachacutec é a principal rua da cidade, conectando os banhos à praça principal. (referência: Wikipédia)