Neste dia, fizemos um tour pela ilha passando pelas praias da Solidão, Açores e Armação. Depois disso, fomos nas Dunas da Joaquina, uma das melhores do sul do país, onde fizemos sandboard. Depois de passarmos pela praia Mole, fechamos o dia no Costão do Santinho.
4º dia: Dunas da Joaquina, Praia Mole e Costão do Santinho
A praia da Solidão é um refúgio retirado e escondido, procurado pela sua beleza e tranquilidade. Por este motivo, a partir da década de 60, passou a se chamar Solidão. Para chegar a este paraíso é preciso caminhar um bom pedaço a pé ou subir inclinadas ladeiras de carro. É uma das mais belas paisagens de Santa Catarina por ser um paraíso quase que intocado. O belo cenário, apresenta um visual de areia branca, águas claras e cercado de verdes morros de Mata Atlântica.
A praia da Armação é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha, convivendo com o fluxo turístico e dos praticantes de surfe. O nome Armação vem de um passado não muito nobre da praia, embora essencial ao desenvolvimento da Ilha. Armação era qualquer localidade onde as baleias, já mortas, eram utilizadas para a produção do óleo utilizado na iluminação. Além do óleo, aproveitavam também outras partes do cetáceo, como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou à quase extinção do animal.
Dunas da Joaquina
A Praia da Joaquina ou Joaca, como é apelidada pelos moradores, é a praia das “altas” ondas. Além da praia e do surfe, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar.
Ao lado da Joaquina está a Praia Mole, também reduto do surf e conhecida por ser frequentada por jovens e sarados durante todo o dia, tendo na alta temporada música e até mesmo luau.
Costão do Santinho
O nome Praia do Santinho surgiu por conta de uma imagem misteriosa, esculpida em uma pedra, que lembrava um santo. Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo de arte rupestre datada em torno de cinco mil anos. Uma destas inscrições, a Pedra do Santinho, foi a que deu o nome da praia, devido à sua caracterização. Relatos contam que pescadores faziam romarias e oferendas à imagem na década de 40. Caminhamos pelo Museu Arquelógico de onde tivemos uma bela vista da praia do Santinho.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Não deixar de comer uma sequência de camarão (frito, cozido, empanado, no bafo, ao alho e óleo, …) na Barra da Lagoa.
- As praias mais movimentadas são a da Joaquina e a Mole.
- Durante os dias que passamos em Florianópolis alugamos um carro e percorremos a Ilha de norte a sul para conhecer e aproveitar suas belas praias.
Praias do Leste: Barra da Lagoa, Joaquina, Mole e Galheta; Lagoa da Conceição
Praias do Norte: Canasvieiras, Ingleses, Jurerê (Jurerê Internacional), Praia Brava, Ponta das Canas e Santinho
Praias do Sul: Campeche, Ribeirão da Ilha, Armação, Matadeiro, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Solidão e Naufragados