O Ilha Tour é o passeio mais completo de Noronha, passando pelas mais famosas praias da ilha, com parada para mergulho na Praia do Sueste. O trajeto inclui paradas na Praia do Leão, Sueste, Sancho, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, finalizando no mirante do Boldró para admirar o pôr do sol.
3º dia: Ilha Tour – Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Praia do Sueste e São Pedro de Boldró
Este passeio de bugre que durou o dia inteiro, começou com uma rápida orientação do guia perto do Buraco da Raquel. Esta é uma formação rochosa cavada pelo mar na Enseada da Caieira e que fica bem em frente à Sela de Ginete, uma grande ilha que faz parte das Ilhas Secundárias. Mais adiante paramos para dar nosso primeiro mergulho, na Praia do Sancho.
Descemos uma falésia enorme por uma escada de ferro dentro de uma fenda; que depois de alguns dias foi interditada para manutenção pois estava toda enferrujada. Depois descemos enormes degraus até a areia da praia. Lembro de uma situação inusitada: enquanto nos deliciávamos mergulhando entre pequenos cardumes de peixes e arraias, pequenos répteis chamados “mabuia”, desceram pela encosta da falésia e entraram nas bolsas atrás de alimento. Fernando de Noronha é cheia deles e após isso começamos a tomar mais cuidado com nossas coisas.
Baía dos Porcos
Após o mergulho, seguimos por uma trilha na encosta da falésia até a Baía dos Porcos. Lá paramos para tirar fotos da Ilha Dois Irmãos e das pequenas piscinas naturais que se formam nas pedras desta praia. Continuando a caminhada, chegamos à Praia Cacimba do Padre, que é uma praia muito frequentada por surfistas e de onde se tem uma bela visão da Ilha Dois Irmãos.
Depois dessa caminhada, finalizada na Praia do Bode, retornamos ao bugre e fomos ao Mirante da Ponta do Air France. Deste mirante pudemos ver a divisão entre o mar de dentro e de fora, e também as Ilhas São José, Rasa e Sela Ginete. O nome vem do fato de, na década de 30, os franceses terem instalado ali uma base de apoio aos voos sobre o Oceano Atlântico.
Baía do Sueste e Mirante do Boldró
Depois do almoço, pegamos o bugre e fomos para a Ponta das Caracas, situada entre a Praia do Leão e a Baía do Sueste. Este é um local de rara beleza, ideal para mergulho em suas piscinas naturais de pedras, na maré seca. A Praia do Leão é um reduto ecológico de Noronha de proteção das tartarugas marinhas, que desovam ali, e tem esse nome pela semelhança de um enorme rochedo com um leão marinho deitado, a Ilha do Morro do Leão. Ao seu lado uma outra pedra, a Ilha do Morro da Viuvinha é um santuário de aves.
Depois de alguns minutos admirando tanta beleza natural, descemos na Praia do Sueste para um mergulho entre as tartarugas marinhas, que avistamos do mirante aos montes entrando pela baía.
Saímos dali para ver o belíssimo pôr do sol no Forte de São Pedro de Boldró. Um passeio de um dia inteiro, um pouco cansativo, mas que também nos proporcionou momentos e cenas inesquecíveis.
Veja também:
- 2º dia: Caminhada Histórica, Navegação à Baía dos Golfinhos e Baía do Sancho
- 4º dia: Trilha à Praia do Atalaia
Dicas e informações
Serviços
- Taxa de Preservação Ambiental
Preço: R$ 21,00 (por dia) - Ilha Tour
Preço: R$ 45,00 (sem almoço)
Informações
- Não deixar de assistir às palestras noturnas do IBAMA. Fomos todos os dias.
- Não deixar de comer um peixe assado na folha de bananeira quando estiver em Noronha.
- Nesta viagem levamos máscara de mergulho, snorkel e pé-de-pato.
- Existe uma Taxa de Preservação Ambiental que é cobrada por dia de hospedagem em Noronha.