A Itaipu Binacional tem como um dos pilares de sua missão o turismo. Além da usina ser um importante atrativo turístico, a empresa atua na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
5º dia: Itaipu Binacional
No nosso último dia em Foz do Iguaçu, fizemos um passeio à Itaipu Binacional. É uma parceria entre os governos de Brasil e Paraguai. Tem como slogan “a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta”. Reservamos o passeio mais curto, chamado Visita Panorâmica, pois iríamos embora neste dia à tarde. Esta visita permite a visão panorâmica da usina, de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro. A visita é feita em ônibus da Itaipu (para visitantes particulares) ou de turismo (para quem fizer parte de excursões). Antes da saída é exibido um documentário sobre Itaipu. A duração é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. O seu lago possui uma área de 1.350 km2, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 km ao norte. É um empreendimento binacional administrado por Brasil e Paraguai no Rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países, a 15 km ao norte da Ponte da Amizade.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Itaipu Binacional
Ingresso: R$ 19,00
Informações
- Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil. É o ponto de partida para a visitação do Parque Nacional e das Cataratas do Iguaçu.
- As Cataratas do Iguaçu foi escolhida como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
- Em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Sua vazão chega a aumentar 10 vezes, chegando a 11,3 mil metros cúbicos por segundo; quando o normal é 1,5 mil metros cúbicos.