Macuco Safari – Cataratas do Iguaçu

O Macuco Safari inicia com uma trilha na mata atlântica percorrida em carreta puxada por carro elétrico. Em seguida, uma caminhada pelas trilhas conduzem até a cachoeira batizada de Salto Macuco. Para finalizar, barcos infláveis levam os aventureiros para sentir o poder das quedas debaixo das Cataratas do Iguaçu.


4º dia: Macuco Safari – Cataratas do Iguaçu (lado argentino)

Para este dia, resolvemos fazer um programa mais radical. Acordamos bem cedo, deixamos a Juliana com a minha mãe e fomos conhecer o lado argentino do Parque Nacional Iguazú. Além do passeio pelas passarelas do parque, contratamos também uma aventura mais radical, o Macuco Safari. Entramos no parque e fomos direto para esta aventura. Após uma pequena palestra, subimos num veículo elétrico que nos levou pelo interior da exuberante mata, acompanhado por guias que durante o percurso fizeram observações sobre a fauna e flora, além de curiosidades sobre o parque. Chegamos no porto de embarque onde nos equipamos com coletes salva-vidas e subimos a bordo dos potentes barcos bimotores (speed boat), que nos levaram pelo Rio Iguaçu até chegarmos ao mais esperado Cânion das Cataratas.

Argentina - Cataratas do Iguacu - Macuco Safari
Cataratas do Iguaçu (ARG) – Macuco Safari

Começamos o passeio indo até a frente de duas quedas, uma do lado brasileiro e outra do lado argentino, para que pudéssemos filmar e fotografar. Após este período de contemplação, eles nos deram sacos bem grossos para que colocássemos todos os nossos pertences pois iríamos entrar debaixo das quedas para um revigorante banho de catarata. A princípio, achei que aqueles sacos não conseguiriam suportar o volume e a força das águas, mas no final tudo ficou bem protegido. Lembro do volume d’água caindo e batendo dentro do barco, enquanto o barqueiro forçava o barco para trás para não ser levado pela força da água. Confesso que adoro banho de cachoeira e que já tomei muitos, mas de catarata foi de tirar o fôlego, literalmente. Inesquecível !!!

Argentina - Cataratas do Iguacu - Macuco Safari
Cataratas do Iguaçu (BRA) – Macuco Safari
Argentina - Cataratas do Iguacu - Macuco Safari
Cataratas do Iguaçu (ARG) – Macuco Safari

Parque Nacional Iguazú – Circuitos

Após esta revigorante aventura, saímos do barco, trocamos nossas roupas e continuamos nosso passeio pelo parque. O parque do lado argentino tem dois circuitos: o inferior e o superior. No Circuito Inferior caminhamos por uma passarela que vai abaixo das quedas, oferecendo uma experiência mais íntima com a paisagem e contato com a natureza. No Circuito Superior fizemos uma caminhada na área superior das quedas. São 650 metros de comprimento que oferecem uma vista panorâmica de todos os saltos e do delta do Rio Iguaçu. Seis varandas espaçosas e áreas de descanso fazem do passeio uma fonte de energia e relaxamento em contato com a água.

Argentina - Cataratas do Iguacu
Cataratas do Iguaçu (ARG)
Argentina - Cataratas do Iguacu - Plataforma do Lado Brasileiro
Cataratas do Iguaçu (ARG) – Plataforma do Lado Brasileiro

Garganta do Diabo

Após a caminhada pelos dois circuitos, fizemos um rápido lanche num dos restaurantes do parque e pegamos um trenzinho para irmos até a Garganta do Diabo. O Trem Ecológico da Selva foi projetado e construído para o movimento de turistas na área do Parque Nacional Iguazú, e leva em conta as características especiais de clima e ambientes naturais exuberantes. Percorre 14 km em aproximadamente 25 minutos, e para em três estações: Central, Cataratas e Garganta del Diablo.

Argentina - Cataratas do Iguaçu - Macuco Safari - Trem para a Garganta do Diabo
Macuco Safari – Trem para a Garganta do Diabo

Fomos direto até a estação Garganta del Diablo e lá caminhamos pelas passarelas até chegarmos nesta que é a queda com maior fluxo das Cataratas do Iguaçu. Têm cerca de 275 quedas d’água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo principia em forma de “U” invertido com 150 metros de largura e 80 metros de altura e é a maior, mais majestosa e impressionante de todas as quedas. É dividida pela linha de fronteira entre o Brasil e a Argentina. A maioria das quedas d’água (também chamadas de saltos) ficam em território argentino, mas de ambos lados temos belas panorâmicas da região.

Argentina - Cataratas do Iguacu - Garganta do Diabo
Cataratas do Iguaçu (ARG) – Garganta do Diabo

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Parque Nacional Iguazú (lado argentino)
    Ingresso: 45 pesos

Informações

  • Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil. É o ponto de partida para a visitação do Parque Nacional e das Cataratas do Iguaçu.
  • As Cataratas do Iguaçu foi escolhida como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
  • Em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Sua vazão chega a aumentar 10 vezes, chegando a 11,3 mil metros cúbicos por segundo; quando o normal é 1,5 mil metros cúbicos.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica