A Praça Tiradentes foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792, antes Vila Rica, atual Ouro Preto. Atualmente, a Praça Tiradentes tem como destaques dois imponentes prédios: o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia, Técnico e Ciência.
3º dia: Igrejas de Ouro Preto e Praça Tiradentes
Neste dia resolvemos fazer uma caminhada pela cidade pois ainda faltavam conhecer alguns museus e igrejas. Começamos pela Casa dos Contos que é um museu, no estilo barroco mineiro, destinado a preservar a história do Ciclo do Ouro e a cultura nacional. Passamos pela Prefeitura e pela Igreja do Pilar, de onde se tinha uma bela vista do Pico Itacolomy. Passamos também pelas Igrejas Nossa Senhora do Rosário, São José, São Francisco de Paula, Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia e Nossa Senhora do Carmo.
Visitamos o Museu do Oratório que tem peças de vários tipos, tamanhos e materiais e também detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes dos séculos XVII ao XX. Perto da Igreja de São Francisco de Assis tinha uma feira de artesanato com produtos feitos em pedra-sabão onde compramos algumas lembranças.
Na Praça Tiradentes, em frente ao Monumento a Joaquim José da Silva Xavier, visitamos mais 2 museus. O Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789). Oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. O Museu de Mineralogia, Técnico e Ciência era conhecido por ter um grande acervo de minerais, mas depois ganhou outros setores. Dentre eles estão: Astronomia, Desenho, Eletrotécnica, História Natural, Metalurgia, Mineralogia, Mineração e Topografia, o que acabou modificando o seu nome.
4º dia: Fim da estadia
Antes de partirmos, fizemos nossa última caminhada pela cidade. Fomos até a Igreja de Santa Efigênia que nos proporcionou belas fotos panorâmicas de Ouro Preto.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Caminhe pela cidade, por suas ladeiras, visitando seus museus e igrejas para conhecer um pouco da nossa história.
- Ouro Preto tem vários albergues e são muito bem recomendados.
- Não deixe de visitar Mariana e Congonhas.
- Visite o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia pois ambos tem um rico acervo.