O Poço Encantado fica numa caverna que tem um lago dentro cheio de sedimentos de calcário que quando o sol bate na água o lago se transforma. No Poço Azul a água é transparente e o fundo totalmente visível onde pudemos presenciar a entrada do sol pela caverna e a formação do feixe azul na água transparente.
1º dia: Chegada em Lençóis
Chegamos bem tarde e nem saímos para dar uma volta como sempre fazemos. Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. É uma das principais cidades para se conhecer a Chapada Diamantina, região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Nela nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.
2º dia: Poço Encantado e Poço Azul
Logo após tomarmos o café da manhã, saímos para reservar os passeios que faríamos na Chapada Diamantina. Para este primeiro dia, contratamos um passeio no qual visitaríamos dois poços encravados dentro de cavernas. O primeiro deles foi o Poço Encantado. Chegando no local, e antes da incursão à caverna, paramos para escutar as instruções do guia e nos paramentamos com os capacetes.
Para chegarmos à caverna, descemos aproximadamente 200 degraus até a entrada e mais 112 dentro até chegarmos ao poço. O caverna é linda, tem um lago dentro, cheio de sedimentos de calcário e com 48 metros de profundidade. Quando o sol bate na água o lago se transforma, mostrando um feixe azul no fundo transparente. A caverna é estreita no início mas depois é tranquilo e dois guias nos acompanharam o tempo todo. Infelizmente a cena relatada anteriormente não foi possível de ser vista pois o sol não estava entrando na caverna naquela hora.
Poço Azul
Depois fomos em direção ao Poço Azul. Cruzamos um riacho e andamos uns 500 metros até uma casa onde almoçamos. Antes de descermos a extensa escadaria até a caverna, tivemos que tomar um banho de água doce para tirar o suor e o protetor solar, pois sem este banho não se pode mergulhar no poço. Chegando lá e antes de mergulharmos, o guia nos orientou para que não fizéssemos movimentos bruscos pois os sedimentos subiriam à tona e tirariam a transparência do poço. A água é transparente e o fundo é totalmente visível. Neste lugar tivemos a sorte de presenciar a entrada do sol pela caverna e a formação do feixe azul na água transparente do poço. Ficamos mergulhando por aproximadamente 40 minutos e pudemos comprovar o porque do nome deste poço. Um fenômeno realmente mágico.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Poço Encantado e Poço Azul
Preço: R$ 120,00
Informações
- A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, é super charmosa e tem boas opções de restaurantes, onde comemos todas as noites.
- A melhor época para visitar o Poço Encantado é entre abril e setembro.
- A melhor época para visitar o Poço Azul é entre fevereiro e outubro.