O Coliseu é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga e símbolo do Império Romano. O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. O Fórum Romano é circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural e foi o principal centro comercial da Roma Imperial.
5º dia: Coliseu, Monte Palatino, Fórum Romano e Museus Capitolinos
Começamos o dia com um café bem gostoso, descemos a rua do nosso hotel e pegamos um ônibus, já que as atrações de hoje eram um pouco distantes do metrô. Descemos na Piazza Venezia e começamos nossa caminhada. Passamos pela Igreja Santissimo Nome di Maria e logo em seguida pelo Fórum e Mercado de Trajano, um grande complexo de ruínas, construídas entre 100-110 DC, que foi o último fórum imperial da Roma Antiga.
Coliseu
Continuamos descendo a Via dei Fori Imperiali até chegarmos na nossa primeira atração: o Coliseu. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga e que deve seu nome à expressão latina “Colosseum”, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Estava muito cheio, como era de se esperar, mas como tínhamos comprado o Roma Pass não pegamos as extensas filas para entrar. Entramos e ficamos perplexos com a grandiosidade de sua arquitetura. Caminhamos por suas galerias, escadarias e corredores, levando nossa imaginação por tudo que poderia ter acontecido naquele lugar de tanta importância, tradição e história.
Monte Palatino
Saímos do Coliseu e fomos para o Monte Palatino, que é uma das sete colinas de Roma. Nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. É nesta colina que se encontravam outrora, agora em ruínas, os palácios de Augusto, Tibério e Domiciano. O local é hoje um grande museu ao ar livre e de onde se tem uma bela visão do Coliseu e do Arco de Constantino.
Fórum Romano
Saímos do Palatino e, logo ao lado, entramos no Fórum Romano. Também conhecido como Fórum Magno, este fórum é circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural e foi o principal centro comercial da Roma Imperial. Foi durante séculos o centro da vida pública romana e onde estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade. Localizado entre o monte Palatino e o monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitetônicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística. Entre as ruínas, vale destacar o Arco de Tito, a Via Sacra, o Templo de Rômulo e Remo, o Templo de Saturno, o Templo de Vênus e o Arco de Septímio Severo. Estava muito sol e tivemos que dar várias paradas para nos refrescar durante a visita.
Museus Capitolinos
Ao final do Fórum Romano, subimos uma escadaria e chegamos nos Museus Capitolinos, que ficam no topo do Monte Capitolino, e que são um conjunto de palácios romanos que abrigam uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte, onde vale destacar a Loba Capitolina, símbolo de Roma onde a loba está amamentando Rômulo e Remo, restos da estátua colossal de Constantino, a estátua dourada de Hércules e a estátua equestre de Marcus Aurelius.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Coliseu
Ingresso: € 12 euros (adulto)
Este ingresso deu direito ao Coliseu, Palatino e Fórum Romano. Juliana tinha 4 anos e não pagou.
Informações
- Coliseu
- É o símbolo do Império Romano. Originalmente capaz de abrigar perto de 50.000 pessoas, e com 48 metros de altura, foi utilizado para variados espetáculos durante aproximadamente 400 anos, e deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média.
- Vale a pena comprar o Roma Pass principalmente para entrar no Coliseu, que tem filas imensas nesta época.