O Museu Arqueológico Nacional, em Nápoles, abriga uma extensa coleção de arte da Antiguidade com diversos achados arqueológicos de Estábia, Herculano e Pompeia.
1º dia: Museu Arqueológico Nacional
Chegamos na cidade e tínhamos decidido ficar num hotel bem próximo da estação pois seria por apenas uma noite. Deixamos as malas no hotel e saímos para conhecer a cidade. Desde que chegamos na Itália, esse foi o primeiro lugar que não recomendaram que andássemos com câmeras e filmadoras, pois a cidade é bem diferente das demais, cidade portuária, muito bagunçada e tumultuada. Resolvemos então conhecer pelo menos o Museu Arqueológico Nacional, que abriga uma extensa coleção de arte da Antiguidade, com diversos achados arqueológicos de Estábia, Herculano e Pompeia, esta que seria o nosso destino do dia seguinte. Depois de pegarmos o metrô na estação Garibaldi, próxima do hotel, e descermos na estação Cavour, chegamos no museu que de fato merece uma visita, por suas belas obras, muitos mosaicos e afrescos, como também o Gabinete Secreto, com grandes curiosidades sobre as orgias de Pompeia.
Ao sairmos do museu, resolvemos voltar caminhando para conhecer mais um pouco da cidade. No caminho, passamos pela Catedral de Santa Maria Assunta, também conhecida por Duomo de Nápoles, e que é a principal igreja da cidade. É uma belíssima catedral que mistura dois estilos arquitetônicos: o gótico e o barroco.
De fato, a cidade passa uma certa insegurança para caminhar. Motos e lambretas aparecem de todos os lados, sinal de trânsito pouco respeitado e a arquitetura lembra muito os cortiços de alguns bairros de São Paulo, como Braz e Bexiga. Enfim, depois de visitarmos a catedral, retornamos para o hotel sem antes jantarmos num restaurante próximo, e mais uma vez nos decepcionamos com o péssimo atendimento.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museu Arqueológico Nacional
Ingresso: € 8 euros (adulto) e gratuito para menores de 18 anos
Para informações sobre horários e ingressos, entre no site oficial Museu Arqueológico
Infomações
- Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, atrás de Roma e Milão. É conhecida mundialmente por sua história, sua música e por ser a terra natal da pizza.
- O centro histórico de Nápoles é Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Achamos Nápoles uma cidade muito confusa e suja. O pessoal do hotel nos orientou a ter cuidado com nossos pertences ao transitar na rua.