O Parque del Retiro é belíssimo e grandioso, cheio de jardins e alamedas muita bem tratadas e arborizadas. O Museo del Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo.
3º dia: Puerta de Alcalá, Parque del Retiro, Museo del Prado e Plaza de Toros Las Ventas
Em mais um dia nesta cidade apaixonante, saímos do hotel, pegamos o metrô na estação Santo Domingo e descemos na estação Retiro. Começamos nossa caminhada pela Puerta de Alcalá. Este monumento, localizado na Plaza de la Independencia, é constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 para servir como porta de entrada da cidade.
Parque del Retiro
Bem em frente ao monumento encontra-se o Parque del Retiro, um belíssimo e grandioso parque arborizado com muitos jardins bem tratados. No parque, vale destacar o Paseo de la Argentina, conhecido popularmente como o Paseo de las Estatuas, uma alameda formada por uma série de estátuas dedicadas a todos os monarcas espanhóis. Entramos por uma alameda muito florida, passamos pelo Teatro de Títeres e logo chegamos num lago com o Monumento Alfonso XII ao fundo, onde as pessoas podem passear de barco ou pedalinho.
Ainda dentro do parque, passamos pelo Palácio de Velázquez (1881-83). Mais um pouco e chegamos no Palácio de Cristal, um lugar que foi inicialmente construído para ser uma estufa e que atualmente serve como espaço para exposições. Este palácio fica em frente a um lago com chafariz, cercado de árvores, num cenário muito harmonioso e bonito.
Museo del Prado
Continuamos caminhando pelo parque até sairmos dele do lado oposto ao que entramos. Descemos um rua com uma feira de livros e logo depois passamos, sem entrar, pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Este museu é um dos mais importantes de arte moderna espanhola. Passamos também pelo CaixaForum, que funciona como um museu e centro cultural. Mais adiante, chegamos na Paseo del Prado, uma das principais ruas da cidade, e logo em seguida ao Museo Nacional del Prado. Entramos no museu e ficamos horas admirando as diversas pinturas e esculturas que fazem parte do acervo do museu. Pena que não podia tirar foto. Vale destacar o Real Jardín Botánico que fica em frente ao museu.
Saímos do museu e continuamos caminhando pela Paseo del Prado, passando pelo Museo Thyssen-Bornemisza, até chegarmos na Plaza de Cibeles. Esta é uma belíssima praça com imponentes edifícios ao redor e com a famosa Fonte de Cibeles no centro. Dali pegamos o metrô na estação Banco de España e fomos até a estação Ventas para conhecermos a Plaza de Toros Las Ventas. Chegando lá, vimos que estavam sendo realizadas algumas corridas de touros mas já que a maioria preferiu não entrar, caminhamos pelos arredores e depois retornamos ao hotel.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museu do Prado
Ingresso: € 14 euros
Informações
- O Museo Thyssen-Bornemisza exibe a coleção de arte da família de mesmo nome.
- A Fonte de Cibeles foi feita em homenagem à deusa grega.
- A Plaza de Toros Las Ventas é a maior deste gênero na Espanha e a segunda a nível mundial, só ultrapassada pela Plaza de Toros México.