Las Ramblas são pequenas ruas que se juntam, com um calçadão no centro, margeada por ruas por onde passam os carros e que vive lotada de turistas. O Bairro Gótico, centro histórico e bairro mais antigo da cidade, tem este nome pelo estilo gótico predominante em suas construções.
2º dia: Las Ramblas, Catedral e Bairro Gótico
Após um reforçado café da manhã, saímos e pegamos o metrô na estação Sagrada Familia, a mais próxima do apartamento. Após algumas estações descemos na estação Passeig de Gràcia. Em seguida, descemos a Passeig de Gràcia até chegarmos na Plaça de Catalunya. Esta praça é a maior e a mais central de Barcelona e dela partem importantes vias da cidade, como Las Ramblas e Passeig de Gràcia. Ficamos ali por algum tempo admirando a arquitetura das construções ao redor da praça. Enquanto isso, Juliana brincava de correr e dar comida aos pombos.
Las Ramblas
Continuamos nosso passeio e fomos conhecer uma das ruas mais famosas da cidade: Las Ramblas. Nessas pequenas ruas encontram-se várias lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e artistas de vários tipos, como mímicos, atores, músicos etc. Existem várias atrações em Las Ramblas, mas nossa primeira parada foi no La Boqueria. Originalmente chamado de Mercado São José, este foi o primeiro mercado municipal de Barcelona, inaugurado em 1840. É um mercado onde se vendem frutas, carnes, peixes, artesanatos, vinhos etc., sendo muito visitado não só pelos moradores da cidade mas também por turistas do mundo inteiro. Muito interessante e movimentado, tem bons restaurantes e, para quem gosta, rende boas fotos.
Em frente ao La Boqueria, encontra-se o Museu Erótico, no qual uma artista estava interpretando Marilyn Monroe na janela. Passamos pelo Grande Teatro do Liceu e, mais adiante, adentramos numa pequena e estreita rua para chegarmos na Plaça Reial. Esta praça é ladeada por belas construções de arquitetura imponente, com um chafariz no centro, e onde encontramos bons restaurantes e as mais famosas boates da cidade. Retornamos para Las Ramblas e fomos até o Mirador de Colom, homenagem à Cristóvão Colombo, que fica na Plaça Portal de la Pau, já na Zona Portuária da cidade. Depois disso, voltamos para a Plaça Reial onde almoçamos.
Bairro Gótico
Depois do almoço e do descanso, fomos conhecer o Bairro Gótico. Depois de uma rápida caminhada, entramos na Catedral de Barcelona. Esta é uma belíssima catedral católica de estilo gótico construída entre os séculos XIII e XV. Dedicada à Santa Eulália, patrona da cidade, tem como destaques suas diversas capelas e suas cinco portas: Principal, Santo Ivo, Piedade, Santa Eulália e Santa Luzia.
Saímos da Catedral e continuamos andando pelo Bairro Gótico até encontrarmos a Basílica de Santa Maria del Mar, um templo gótico que começou a ser construído no século XII e que é uma das principais igrejas góticas da Catalunha. Depois de visitarmos a basílica, passamos pelo Mercat del Born, que é uma imponente construção de ferro e vidro que serve de centro cultural e onde ficam expostas as ruínas da fundação da cidade do século XVIII.
Parc de la Ciutadella
Chegamos então no Parc de la Ciutadella, um extenso parque que foi construído para ser semelhante aos Jardins de Luxemburgo, em Paris, e que tem diversos monumentos e algumas construções imponentes e marcantes, como Castillo de los Tres Dragones e o Arc de Triomf, o Arco do Triunfo de Barcelona. Neste parque Juliana se esbaldou estourando bolhas de sabão de um dos vendedores.
Para fecharmos este dia de reconhecimento da cidade, fomos até o Palau de la Música Catalana, que é um auditório de música com uma arquitetura interessante: de um lado um estilo moderno com vidros na fachada, e de outro o estilo rebuscado dos mosaicos da fachada principal primitiva. Muito interessante e bonito !!!
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Catedral de Barcelona
Ingresso: € 6 euros