O Pantheon é um monumento em estilo neoclássico encomendado pelo monarca Luís XV que ordenou a construção de uma basílica em tributo à Santa Genoveva. O Museu D’Orsay era originalmente uma estação ferroviária. O transporte turístico de passageiros pelo Rio Sena, com seus bateaux mouches, é uma atividade tradicional em Paris.
8º dia: Pantheon, Places de la Bastille e des Vosges, Museus D’Orsay e Louvre e navegação no Rio Sena
Bonjour Paris !!! Hoje é o nosso último dia inteiro em Paris. Iniciamos o dia bem cedo, pegamos um trem (RER) e descemos na estação Cluny-La Sorbonne. No caminho passamos pela Universidade de Sorbonne…como é bom e delicioso andar por essa cidade.
Pantheon
Chegamos no Pantheon com sua fachada muito bonita e seus pilares totalmente desenhados. A fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim no topo. O seu interior está decorado por pinturas acadêmicas mas que não chamam muita atenção. Vale destacar o Pêndulo de Foucault, um relógio de pêndulo que está fixado ao teto, e que é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial (primeira demonstração em 1851). Bem interessante ! Aproveitamos e fomos visitar os porões onde estão vários restos mortais de personalidades importantes da França.
Places de Paris
Percebemos que nos arredores dispõem-se alguns edifícios de importância, como a igreja de Saint-Étienne-du-Mont e a Biblioteca de Santa Genoveva. Andamos muito por lá, várias ruas lindas, cafés, praças até chegarmos na Arena Letuce, uma antiga arena romana em Paris. Nada demais ! Pegamos o metrô em direção a Place de la Bastille. Dentro do metrô existem ainda resquícios do que foram os castelos na época. O Obelisco que fica na praça é muito bonito. Fomos até a Place des Vosges, lugar interessante ! Entra-se nessa praça por um portinha no final de uma ruela; dentro desse quadrado, 36 prédios iguais, 9 de cada lado, e um jardim no meio. Bem agradável ! Como o dia era de sol, estava cheia de gente deitada no gramado. Aproveitamos e almoçamos por ali.
Seguimos em direção ao Museu D’Orsay e pelo caminho passamos pelo Centre Pompidou. Este é um museu de arte moderna/contemporânea, que infelizmente não entramos. Sua fachada é bem interessante, suas grandes tubulações aparentes, suas escadas rolantes externas e seu sistema estrutural em aço. Em sua volta vários artistas se apresentando…bem legal ! Continuando, passamos pelo Hotel De Ville, impossível não se sentir como se estivesse na época imperial !
Museu D’Orsay
Chegamos enfim ao Museu D’Orsay. Suas coleções apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Mais um museu que vale a pena visitar. Sua arquitetura, o teto em ferro e vidro, suas esculturas e estátuas, as rosáceas de vidro e o relógio antigo. Só a vista para o Rio Sena do terraço já vale a visita. Um lugar imperdível em Paris !
Saímos do D’Orsay e fomos em direção ao Museu do Louvre passando pelos Jardins de Tuileries. Apreciamos pela última vez a fachada deste museu apaixonante. Sua pirâmide, a escultura de Luiz XIV, enfim, tantos detalhes que é impossível descrever todos. Ficamos ali tirando muitas fotos e nos divertindo bastante ao redor das fontes do Louvre. Um lugar muito legal para passar um fim de tarde em Paris.
Navegação pelo Rio Sena
Para fechar com chave de ouro, pegamos o Batobus para fazer um passeio pelo Rio Sena. Foi maravilhoso rever Notre Dame, Sainte-Chapelle e Conciergerie. Passar por debaixo das pontes, ver novamente, agora de outro ângulo, os museus do Louvre e D’Orsay; e terminar no início da noite em frente à Torre Eiffel. Enfim uma viagem maravilhosa e inesquecível ! Vive la France ! AU REVOIR PARIS !
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museé Pass
Preço: € 69 euros
Passaporte válido por 6 dias consecutivos a partir da primeira entrada.
Informações
- Compramos ingressos de algumas atrações antes da viagem: Disneyland Paris e Torre Eiffel. Estas não estavam incluídas no Musée Pass.
- Diversas atrações que visitamos estavam incluídas no Musée Pass: Museu do Louvre, Les Invalides, Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Saint Chapelle, Arco do Triunfo, Palácio de Versailles, Pantheon e Museu D’Orsay.