Fizemos uma navegação pelo Estreito de Magalhães para conhecermos o Monumento Natural Los Pinguinos, uma área silvestre protegida do Chile e dividida entre a Isla Magdalena e a Isla Marta.
4º dia: Expedição ao Estreito de Magalhães – Islas Magdalena e Marta
No dia anterior tínhamos reservado um passeio para conhecer estas ilhas, que abrigam uma “pinguinera”, monumento natural, no meio do Estreito de Magalhães. Achamos caro e pensamos que o barco sairia ali do centro de Punta Arenas, mas não foi o que aconteceu. Pegamos uma van da empresa que nos levou até um ponto no continente mais próximo da ilha. Lá tinha um barco, ou seja, um bote adaptado nos aguardando, isso mesmo, um bote que tinha uma cobertura feita de canos de “pvc” para proteger os passageiros. Foi aí que eu entendi porque que no papel da reserva estava escrito “expedição”. Nossa, que aventura !!! A travessia foi rápida, aproximadamente uma hora, mas o barco chacoalhava para todos os lados, sem falar no frio e no vento…parecia que nunca chegava…foi realmente uma expedição !!!
Isla Magdalena
O Monumento Natural Los Pinguinos é uma área silvestre protegida do Chile e administrada pelo CONAF. Tem 97 hectares, onde 85 correspondem a Isla Magdalena e 12 a Isla Marta. É uma das pinguineras mais importantes do sul do Chile. Entre os anos 2001 e 2002, foi realizado um censo que registrou uma população de 60000 pinguins-de-magalhães. Lá também habitam outras espécies, como cormorões, gaivotas e lobos marinhos. Chegamos na Isla Magdalena e lá vimos muitos pinguins-de-magalhães, lindos, fedorentos e até cantantes, dentro de seus ninhos ou caminhando pelas trilhas. Andamos até o farol, que é o ponto mais alto da ilha, e depois voltamos para o barco.
Deveríamos conhecer uma outra ilha, Isla Marta, mas como o mar estava muito agitado, não conseguimos ir, apenas avistamos ao longe. Quando voltávamos pelo estreito, passamos por uma estrutura metálica que estava cheia de cormorões que ficaram sobrevoando o barco. Voltamos para Punta Arenas e passamos novamente pela Zona Franca. Entramos novamente no mega hipermercado Sánchez & Sánchez e depois voltamos ao hotel. À noite, fomos no mesmo restaurante do dia anterior e assim terminou nossa viagem por mais um pedaço da Patagônia. Muito pisco sour e king crab, e até a próxima aventura !!!!
Dicas e informações
Serviços
- Expedição ao Estreito de Magalhães – Islas Magdalena e Marta
Preço: 45.000 pesos chilenos por pessoa