Brasil – Interior Paulista – Parque Nacional da Serra da Bocaina

Brasil - Sao Paulo - Areias - Pousada Caminhos da Bocaina

Nesta viagem, fomos de carro do Rio de Janeiro até Areias, em São Paulo, onde ficamos hospedados no Carnaval na Pousada Caminhos da Bocaina. Aproveitamos para descansar e conhecer algumas cidades do interior paulista, como Areias, São José do Barreiro e Cunha, e também o famoso Parque Nacional da Serra da Bocaina.


Parque Nacional da Serra da Bocaina, Areias, São José do Barreiro e Cunha

No primeiro dia de Carnaval, saímos cedo do Rio de Janeiro em direção à Areias, no estado de São Paulo. Quando começamos a subir a Serra das Araras, o trânsito parou por causa de um acidente com uma carreta. Ficamos no engarrafamento por aproximadamente 2 horas.

Penedo

Depois da liberação da Dutra, seguimos até Penedo onde decidimos almoçar. Após do almoço, no caminho para a Casa do Papai Noel, encontramos a Lilian, nossa amiga de muitos anos. Depois do passeio por Penedo, seguimos para Areias, nosso destino final.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Neste dia, decidimos conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Este parque, localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, é um segmento da Serra do Mar. A sede do parque fica na cidade de São José do Barreiro, no Estado de São Paulo.

Brasil - Sao Paulo - Sao Jose do Barreiro - Parque Nacional da Serra da Bocaina
Parque Nacional da Serra da Bocaina

Ao chegarmos na portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, decidimos caminhar até a Cachoeira Santo Isidro. Esta cachoeira é a mais próxima da portaria do parque, ficando a apenas 1,5 km de distância que pode ser percorrida em 45 minutos de caminhada de nível fácil.

Ficamos aproveitando desta natureza exuberante por aproximadamente 1 hora. Após o refrescante banho de cachoeira, começamos o retorno ao ponto de partida do nosso passeio. No caminho, paramos em diversos mirantes da estrada, onde pudemos desfrutar da belíssima vista da Serra da Bocaina.

Após alguns quilômetros de uma estrada difícil de dirigir, chegamos em São José do Barreiro onde decidimos almoçar. Paramos na praça principal da cidade e fomos almoçar no restaurante Rancho Gastronomia e Cultura. A comida estava deliciosa e, após o almoço, passamos na lojinha para comprar artesanatos e comidinhas da região.

Brasil - Sao Paulo - Sao Jose do Barreiro
São José do Barreiro

Após o almoço, retomamos para a estrada. No caminho, paramos no Mirante da Revolução Constitucionalista, um mirante construído em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. O mirante mais famoso da Rodovia dos Tropeiros (SP-68), próximo à divisa entre os municípios de Areias e São José do Barreiro, agrega ao contexto histórico, um lugar para contemplação de uma vasta e linda cadeia montanhosa da Serra da Bocaina.

Cunha

Nesta dia, fomos conhecer a cidade de Cunha, a 120 km de Areias, que percorremos em aproximadamente 1h40min. Ao chegarmos lá, fomos ao Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro. Este é um dos vários ateliês abertos à visitação onde podem ser encontradas cerâmicas queimadas da baixa à alta temperatura para endurecer a argila e torná-la cerâmica. Cada ateliê cultiva sua própria identidade e característica e possui o seu próprio espaço onde o ceramista pode ser artista, artesão, escultor, artista plástico, arquiteto, pintor, o que for.

Brasil - Sao Paulo - Cunha - Atelier de Ceramica Suenaga & Jardineiro
Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro

Depois da visita ao atelier, fomos almoçar no Ateliê da Cerveja – Caminho do Ouro. Este restaurante foi concebido para ser um diferencial na Estrada Real, no eixo Cunha/Paraty, localizado a mais de 1000 metros de altitude com uma vista belíssima da região. Sua proposta é levar ao público uma cerveja 100% natural e artesanal, com aromas e sabores marcantes.

Depois do almoço, passamos no O Olival, um espaço para contemplar as oliveiras e a natureza, onde fizemos uma visita rápida à produção do azeite mas não comemos nada porque tínhamos acabado de almoçar.

Em seguida, fomos até o Lavandário, um campo de lavanda pitoresco com café e loja de presentes que vende produtos à base de lavanda. Nessa hora, começou a trovejar e decidimos não entrar. Decidimos então parar em Cunha para passear mas não encontramos vaga para estacionar e, por isso, voltamos para a estrada. Cinco minutos depois, começou a chover muito forte, mas retornamos em segurança para Areias.

Areias

Na terça-feira de Carnaval, decidimos aproveitar a pousada pela manhã. Na hora do almoço, fomos até o Restaurante O Barão para apreciar a sua comida, simples mas deliciosa. No caminho, aproveitamos para apreciar a bela arquitetura da cidade de Areias.

Brasil - Sao Paulo - Areias - Casa da Cultura
Casa da Cultura

No final da tarde, resolvemos visitar a fazenda do pai do Zé. No caminho, paramos no Angellito Arte Caffé para um rápido café/lanche. Chegamos à Fazenda São Sebastião e ficamos lá batento papo até a noite, com direito até a um lanche reforçado oferecido pelos anfitriões.

Brasil - Sao Paulo - Areias - Fazenda Sao Sebastiao
Fazenda São Sebastião

Dicas e informações – Parque Nacional da Serra da Bocaina

Informações

  • O Parque Nacional da Serra da Bocaina compreende uma área aproximada de 134 mil hectares e uma expressiva biodiversidade. A criação do parque teve como objetivo a implantação de um escudo de vegetação nativa, nas escarpas da Serra do Mar como proteção de um eventual acidente nuclear nas usinas de Angra I e II.
  • O PN da Serra da Bocaina é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sobre a fauna do parque, destacam-se a onça-pintada, suçuarana, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, e inúmeras espécies de aves.
  • As meninas foram todos os dias na praça principal de Areias para aproveitar o Carnaval.

Links úteis


Deixe seu comentário / Peça uma dica