Visconde de Mauá não é um município, mas sim uma região turística de montanha localizada no alto da Serra da Mantiqueira, que é composta por 3 vilas principais: Vila de Visconde de Mauá, Vila de Maringá e Vila da Maromba.
1º dia: Vila da Maromba
Vilas de Visconde de Mauá – Vila da Maromba
Na Vila da Maromba estão situadas as três cachoeiras mais visitadas da região de Visconde de Mauá. Além disso, inúmeras trilhas e cachoeiras sem nomes são encontradas numa área de proteção ambiental, que começa onde termina a estrada (na Cachoeira do Escorrega).
2º dia: Vila de Maringá
Vilas de Visconde de Mauá – Vila de Maringá
O Sítio Cachoeiras do Alcantilado é uma propriedade particular que cumpre uma função social de grande valia. Com um inovador projeto, o sítio fazenda foi adaptado e adequado à visitação (passeios ecológicos), lazer e entretenimento, desde março de 1992. Consiste numa sequência de nove cachoeiras, terminando numa com 50 metros de altura, a Cachoeira do Alcantilado, que é um dos destaques de Mauá.
A Pedra Selada é o pico mais alto da região de Visconde de Mauá. São 1.755 metros de altitude que oferecem uma vista incrível para quem vence as 2 horas de caminhada. Seu nome se deve ao seu formato peculiar, que mais parece uma sela de cavalo.
Dicas e informações – Vilas de Visconde de Mauá
Informações
- Devido a sua localização e pelo fato das 3 vilas estarem assentadas em ambas as margens do Rio Preto, fronteira natural dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, elas têm partes que pertencem a diferentes estados e municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Boicaína de Minas (MG).